ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE CDPPEL DA REDE CEDES DO ESTADO DE RONDÔNIA

Repositório Vitor Marinho

ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE CDPPEL DA REDE CEDES DO ESTADO DE RONDÔNIA

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Título: ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE CDPPEL DA REDE CEDES DO ESTADO DE RONDÔNIA
Autor: Cardenas, Ramón Núñez
Resumo: PARECER Este parecer refere-se à análise da etapa parcial de implantação do CDPPEL da Rede CEDES no estado de RONDÕNIA, considerando o Projeto Básico aprovado pela SNELIS-ME para a implantação deste Centro e as informações recebidas referentes às metas cumpridas do ato da publicação do Centro ao mês de abril de 2017. Este Centro propôs desenvolver as seguintes metas: Meta 1: Implantação do Centro de Pesquisas; Meta 2: Desenvolvimento de pesquisa; Meta 3: Realização de evento; Meta 4: Publicação de livro e/ou capítulo de livro; e a Meta 8: Difusão digital e/ou outras mídias. O Centro iniciou suas atividades em Dezembro de 2015, cumprindo até o momento as metas a seguir. Em relação ao cumprimento da Meta 1, os dados informados e anexos apresentados (Atas das reuniões da equipe executiva e dados das reuniões de Grupo Gestor Local, calendário das atividades do Centro e das reuniões do Grupo Gestor Local, além de fotos e planos de trabalho e relatórios de atividades realizadas pelos bolsistas) registram o cumprimento dos requisitos definidos pelas Diretrizes dos CDPPEL da Rede CEDES. Registramos apenas a falta de aquisição dos equipamentos a ser adquiridos com os recursos do Programa Rede CEDES. O cumprimento da Meta 2 foi registrado nos relatórios segundo os cronogramas das pesquisas, iniciando-se o desenvolvimento de quatro pesquisas iniciadas desde junho de 2016. E em relação à Meta 8: Difusão digital e outras mídias, foi cumprida com a criação da Página virtual do Centro que entrou no ar em abril de 2016. Assim, consideramos o Relatório de Implantação Parcial do CDPPEL da Rede CEDES em Rondônia aprovado e este deve ser submetido ao Repositório Institucional Vitor Marinho, na COLEÇÃO: 01 Grupo Gestor Nacional. Data: Brasília, 10 de maio de 2017. Pareceristas: Freda Dias Representante da Rede CEDES – SNELIS Leila Mirtes Magalhães Pinto Representante da Rede CEDES – UFMG Coordenadora Científica Aprovação do Relatório pela SNELIS: Data: 26 de junho de 2017 Bruna da Penha Moreira Coordenadora-Geral – CGLIS
Descrição: O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (DEDAP) e a Coordenação Geral de Lazer e Inclusão Social (CGLIS), com o apoio da Coordenação Geral de Acompanhamento da Execução (CGAE) do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (DGEP), está realizando a implantação de 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES (CDPPEL). O Programa Rede CEDES é desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas sem fins lucrativos, com o objetivo geral de fomentar e socializar informações e conhecimentos fundamentados nas Humanidades, visando à qualificação das políticas públicas de esporte e lazer no País.Para isso, tem cinco objetivos específicos e dezesseis metas, a saber: OBJETIVOS ESPECÍFICOS METAS 1. Estruturar os Centros de Pesquisas. 1. Implantação de Centro de Pesquisas. 2. Realizar estudos científicos. 2. Desenvolvimento de pesquisa. 3. Socializar conhecimentos. 3. Realização de evento. 4. Publicação de livro e/ou capítulo de livro. 5. Publicação de artigo científico em periódico. 6. Publicação de trabalho em Anais. 7. Publicação de cartilha, DVD, material didático e/ou informativo. 8. Difusão digital e/ou outras mídias. 4. Formar e/ou assessorar pessoas e instituições. 9. Realização de atividade de formação de equipe. 10. Realização de atividade de ensino. 11. Realização de atividade de extensão. 12. Orientação de estudo científico. 13. Realização de intercâmbio com grupos de estudo. 14. Acompanhamento e/ou intervenção em processo político. 5. Preservar a memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer. 15. Criação e/ou ampliação de Centro de Memória. Com a implantação dos seus 27 Centros de Pesquisas, pela primeira vez na sua história, a Rede CEDES, pelo Edital 1-2015, estendeu sua atuação a todo território nacional, aglutinando 72 Instituições de Ensino Superior, sendo: 14 da Região Norte, 26 do Nordeste, 09 do Sudeste, 13 da Região Sul e 10 da Região Centro Oeste. Com isso, ao todo, a Rede CEDES integra hoje 99 Grupos de Estudos e 243 Pesquisadores brasileiros que se dedicam às Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Dados registrados no ato de estabelecimento das parcerias entre o Ministério do Esporte e as Instituições proponentes para sediar os Centros. Os relatórios de acompanhamento da implantação destes Centro registram a adesão de outros pesquisadores colaboradores das ações desenvolvidas. A fim de realizar um acompanhamento parcial criterioso da implantação destes 27 Centros, a Equipe da Rede CEDESSNELIS-UFMG realizou um levantamento de dados por meio de Relatórios encaminhados correspondentes as 15 metas do Programa. Os informados pelos Coordenadores de Centro estão reunidos no documento síntese aqui apresentado. Em relação à Meta 2, desenvolvimento de pesquisas, lembramos que a Rede CEDES possui 10 (dez) linhas de estudos, a saber: 1. Memória do esporte e do lazer - Pesquisas sobre memórias da educação física, esporte e lazer no Brasil. 2. Perfil do esporte e do lazer - Diagnósticos do esporte e do lazer de municípios, Distrito Federal e estados brasileiros, estudos cartográficos, de territórios e outros. 3. Políticas, programas e ações integradas de esporte e do lazer - Estudos que subsidiem políticas, programas e projetos intersetoriais das áreas do esporte e lazer, desenvolvidos nos âmbitos federal, estadual ou municipal, integrados com outras áreas da política social brasileira, como educação, turismo, segurança, saúde, trabalho, juventude, cultura, meio ambiente, desenvolvimento social, dentre outras. 4. Grupos com necessidades específicas - Estudos sobre demandas específicas para o desenvolvimento de programas sociais de esporte e lazer que tratem do esporte de criação nacional e identidade cultural, da valorização de diferenças culturais, das demandas de pessoas com deficiências e necessidades específicas de idade, gênero (destaque para mulheres) e etnia/raça (quilombolas, indígenas), populações ribeirinhas, rurais, da região do semiárido brasileiro, dentre outras. 5. Observatório do esporte e da atividade física - Aprofundamento de estudos relevantes para a Política Nacional do Esporte, considerando fundamentos para a compreensão da prática e assistência do esporte e atividade física ao longo da vida. Temas como: torcidas organizadas, violência no esporte, mídia esportiva, políticas públicas de esporte, dança, saúde e atividade física, estilo de vida, cadeia produtiva do esporte, educação olímpica, esporte escolar, esporte de lazer, esporte universitário, futebol, legados, megaeventos esportivos, dentre outros. 6. Gestão do esporte e do lazer - Estudos sobre gestão de políticas e programas de esporte e de lazer, considerando princípios, perspectivas de intervenção, planejamento, financiamento, formação e gestão de pessoas, atividades, ação comunitária, animação sociocultural, formação de recursos humanos, metodologias, controle social, dentre outros aspectos que podem ser abordados. 7. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais de esporte e lazer - Avaliação de políticas públicas, programas e projetos sociais de esporte e lazer desenvolvidos pelo governo federal (em particular os Programas do Ministério do Esporte), governos estaduais e municipais e outras entidades. 8. Infraestrutura e espaços de esporte e lazer - Estudos sobre a implantação, manutenção, uso, acessibilidade e novas tecnologias de infraestruturas públicas de esporte e lazer, considerando demandas e necessidades da população e das políticas desenvolvidas. 9. Processos políticos - Estudos realizados sobre Sistema, Planos e Políticas nos âmbitos nacional, estadual ou municipal, ordenamento legal do esporte, Conferências Nacionais, Estaduais e/ou Municipais, dentre outros temas. 10. Esporte, lazer, escola e formação- Estudos que atendem necessidades do Sistema Nacional do Esporte no que diz respeito ao esporte e lazer na escola (na educação básica e ensino superior) e na formação de professorese de agentes de políticas públicas de esporte e lazer. A avaliação dessa etapa parcial da implementação dos CDPPEL da Rede CEDES irá considerar, ainda, uma análise orçamentária do investimento realizado com estes Centros até o momento e a auto avaliação de todos os Coordenadores de Centro, reunidos na 1ª Reunião do Grupo Gestor Nacional dos CDPPEL da Rede CEDES, realizada em Brasília no período de 10 a 12 de maio de 2017. Considerando a finalização da análise referente aos Relatórios encaminhados pelos coordenadores de Centro, informamos que, após a revisão destes documentos pelos Coordenadores de Centro atendendo as recomendações solicitadas pelos pareceristas da Rede CEDES, os Relatórios deverão ser reencaminhados à SNELIS para a aprovação final e socialização, por meio de acesso aberto, via Repositório Institucional Vitor Marinho da Rede CEDES, na COLEÇÃO: 01 Grupo Gestor Nacional.  
URI: http://vitormarinho.ufsc.br/handle/123456789/614
Data: 2017-06-29


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